Ementa

Elementos teóricos-científicos da pesquisa social empírica. A construção do objeto de investigação. Dados secundários e sua importância para a pesquisa. Técnicas de levantametno de dados primários e suas implicações metodológicas. Tratamento da informação e análise.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CONVITE: IMPORTANTE


PARTICIPEM:
Nesta quinta-feira, dia 28, o Prof. Dr. José Ribeiro, da Universidade Aberta de Portugal, profere palestra, às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ele vai falar sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino das Ciências Sociais e áreas afins. A palestra é dirigida aos alunos de graduação (bacharelado e licenciatura) e pós-graduação, técnicos e professores. 

Todos os participantes irão receber certificados de participação a serem emitidos posteriormente. Não é necessário fazer inscrição antecipada, mas a lista de frequência deverá ser assinada pelos participantes durante o evento.

Durante a palestra, o prof. José Ribeiro vai propor reflexões de temas como: 

•Desafio à compreensão da sociedade e da cultura contemporâneas modeladas pelas contínuas mudanças tecnológicas;

•Desafio à compreensão das novas gerações, geração internet, que usa intensivamente as tecnologias digitais na sua vida cotidiana;

•Perspectivas de utilização das tecnologias na Educação;

•Comunicação na experiência vivida como professor;  

•A temática e as perspectivas apresentadas são objeto de debate intenso e continuado ao longo da história e de múltiplas controvérsias, atualmente reconfigurado no contexto das sucessivas mudanças tecnológicas nas sociedades contemporâneas. 
 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO: Curso SPSS para as Ciências Sociais

IMPORTANTE: o Curso SPSS será ministrado para alunos de Ciências Sociais. Estou sugerindo vcs se inscreverem e contar como carga horária complementar da nossa Disciplina Métodos e Técnicas da Pesquisa

Diante de demandas e solicitações de alunos do curso, nos dias 12 a 15/03, entre 14:00 e 18:00 no LACC, 
Professora Luciana Santana e o Denisson Silva (ex orientando e já licenciado em Ciências Sociais/2012) estar]ao ministrando um curso de Introdução ao uso de SPSS para Ciências Sociais. 

O objetivo do curso é a capacitação de alunos que estejam envolvidos em pesquisas que necessitam do uso desse pacote estatístico. serão tratados aspectos relativos à construção de banco de dados, tratamento estatístico de dados, noções básicas de Estatística descritiva, elaboração de relatório com auxílio de SPSS e  noções básicas de análises de dados. 

Para se inscrever, o aluno deve enviar um email para lucianasantana@ics.ufal.br  até o dia 04/03/13, com ficha de inscrição preenchida (anexo).

Serão emitidos certificados de participação via Proex com carga horário de 15h/a (Parte teórica + Prática). 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

AVALIAÇÃO ESCRITA DE APRENDIZAGEM - (21 e 22/fev)

Realização de avaliação escrita.
ATENÇÃO:
Para a Turma Noturna trazer no dia 28/fev e para a turma Diurna dia 6/março : Leitura e ficha-citação do texto de Análise de Conteúdo e Análise do Discurso em Ciências Sociais dos autores CAPPELLE et al (s/d).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

aula 9 (13 e 14/fev)

Fazer uma atividade com o texto de RAUPP e BEUREN:  Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais
Entregar juntamente com a avaliação escrita (no dia 20 e 21) a a segunte atividade avaliativa:

1) Explique, de acordo com o texto de Raupp e Beuren, o que é um delineamento de pesquisa?

2) Explique, em termos gerais, quais as diferentes tipologias de pesquisa e porque Raupp e Bernen apontam que existem semelhanças nas definições de diferentes autores?

3)Seguindo classificação de Raupp e Beuren sobre tipologias de pesquisa, quanto aos objetivos, explique qual tipologia se aplica à proposta de pesquisa que você propõe realizar respondendo a pergunta se sua pesquisa é descritiva ou explicativa? Justifique sua resposta.

4) Sobre procedimentos para realização de sua pesquisa, explique como utilizar: (1) estudo de caso, (2) levantamento ou survey, (3) pesquisa bibliográfica, (4) pesquisa documental, (5) pesquisa participativa. Considere esses procedimentos enquanto possíveis métodos a serem utilizados na sua proposta de pesquisa.

5) De acordo com o que Raupp e Beuren escrevem sobre pesquisa qualitativa e quantitativa, explique qual o tipo de sua pesquisa: qualitativa, quantivativa, ou ambas? Justifique sua resposta.

6) Segundo o item 3.3. do texto de Raupp e Beuren, explique, considerando sua proposta de pesquisa, como você irá operacionalizar a medotodologia de pesquisa no seu trabalho monográfico. Use outros textos para enriquecer seu argumento.

aula 8 (dias 6 e 7/fev)

foram discutidas revisões de textos sobre métodos e técnicas de pesquisa para primeira avaliação de aprendizagem que será realizada nos dias 20 (Turma Tarde) e 21 (Turma Noite) de fevereiro.

vejam Atividades Extra-Classe para a próxima semana!!!