Ementa

Elementos teóricos-científicos da pesquisa social empírica. A construção do objeto de investigação. Dados secundários e sua importância para a pesquisa. Técnicas de levantametno de dados primários e suas implicações metodológicas. Tratamento da informação e análise.

sábado, 6 de julho de 2013

Aulas dias 8 e 12 de julho: PLANEJAMENTO

Atividades para dias 8 de julho (turma Tarde)  e 12 de julho (turma Noite):
1) Textos que serão trabalhados na sala de aula:
HAGUETTI, Metodologias Qualitativas na Sociologia (v. na xerox do ICHCA)
RIBEIRO, J. As Entrevistas em Antropologia (pp. 268 a 293) (v. na xerox do ICHCA)

2) Trabalhar o projeto de pesquisa seguindo o roteiro sugerido no item anterior.
Continuar com a orientação teórica baseada em levantamento bibliográfico.

3) Elaborar um Cronograma de atividades, sugiro seguir modelo de acordo com os objetivos da pesquisa (caso tenha proposta de levantamento de dados documentais, etnográficos, quantitativos, etc.), sugiro inserir a própria elaboração do projeto de pesquisa. Segue abaixo um modelo referência, lembrando que as etapas se relacionam com o tipo de proposta de pesquisa (ex. se é quantitativa, qualitativa, documental, os objetivos da pesquisa, métodos e técnicas utilizados, etc.]:


ATIVIDADES
ANO/MESES
2013
2014
 
 
jul

 

 ago
set
out
nov
DEZ
 
JAN
 
fev
mar
abr
MAI 
  JUN

 Levantamento de Dados Bibliográficos e Documentais
 

 

 

 

 



Pesquisa de Campo:












(citar diferentes contextos de pesquisa, locais, etc.)
 
 

 
 
 

 

 
 

 

 
 

 
 
 
 

Organização de dados /tabulação de dados quantitativos
Organização de dados etnográficos
 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 

 

 

Análise de dados bibliográficos (do levantamento de dados bibliográficos/documentais, etc.)
Análise de dados etnográficos (da pesquisa de campo, diferentes fontes [diário de campo, observação, história de vida, entrevistas, etc.]
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Elaboração do Relatório Parcial de Pesquisa
 

 

 
 
 
 

 
 
 
 
 

Redação da monografia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 4) Sugiro utilizar os dois textos acima (HAGUETTI e de RIBEIRO) no projeto de pesquisa caso seja relevante para sua proposta.  Pensar nas técnicas coerentes para serem utilizadas na proposta da pesquisa!

5) Sobre o LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, Orientação teórica: ANÁLISE DE CONTEÚDO: Trabalhando BIBLIOGRAFIA selecionada sobre orientação teórica e/ou etnografias (pesquisas empíricas sobre assunto da pesquisa de seu interesse teórico voltado para trabalho final de curso).

ATENÇÃO:

É importante fazer análise de conteúdo (no final da ficha-citação dos textos selecionados para investigação): LEMBRANDO QUE *Ficha-citação é feita através da referência bibliográfica completa no início da ficha, e a retirada de várias citações de partes do texto contendo o número da página de onde cada trecho foi retirado. O objetivo é extrair do texto partes importantes para compreensão dos conteúdos e reunir citações importantes para serem utilizadas posteriormente em produção acadêmica.

**Análise de conteúdo: Seguindo o item 3.3. do texto de CAPPELLI, MELO e GONÇALVES (2003) <http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/251/248>, sugiro destacar o seguinte:

a) análise temática (como o/a autor/a organiza em diferentes categorizações o assunto/pesquisa que aborda),

b) análise representacional (como o autor se refere aos pesquisados (pessoas, coisas, acontecimentos, etc.) e a linguagem utilizada que reflete opiniões, resultados, generalizações sobre o assunto pesquisado),

c) análise da expressão (explorar quem é o autor, sua formação acadêmica e orientação teórica para compreensão da estrutura da narrativa utilizada),

d) análise das relações (retirar elementos relacionais dentro do texto que o autor utiliza: –apresentação de co-ocorrências e/ou apresentação de estrutura relacionando fenômenos diversos),
 
e) análise de enunciação (descrição de estilo e elementos e figuras da retórica utilizados pelo autor).

 ESTAREMOS DISCUTINDO ESSE TEXTO NA PRÓXIMA AULA, DAÍ TEREMOS APRESENTAÇÃO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUE POSSAM SER UTILIZADOS NA PROPOSTA DE PESQUISA (textos de HAGUETTI e de RIBEIRO) e estaremos entrando na parte de análise de dados através do texto de CAPPELLI, MELO e GONÇALVES (2003) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário