Ementa

Elementos teóricos-científicos da pesquisa social empírica. A construção do objeto de investigação. Dados secundários e sua importância para a pesquisa. Técnicas de levantametno de dados primários e suas implicações metodológicas. Tratamento da informação e análise.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

aula 3 (28/nov)

-discussão sobre modelos de projeto de pesquisa
-apresentação de modelos: o problema e técnicas na pesquisa

trazer para próxima aula dia 05/dez:
1)  um roteiro preliminar de projeto de pesquisa já com informações sobre a temática de pesquisa que vc pretende desenvolver para elaboração de TCC
seguir o seguinte roteiro:
-título
-Introdução (contendo revisão bibliográfica de autores q vc vai utilizar ou que trabalham com temática q vc escolheu para pesquisar... pide ser um levantamento bibliográfico, etc.)
-Objetivos: -geral, -específicos
-Justificativa
-Métodos e Técnicas (elencar métodos e técnicas que poderão ser úteis para o registro de dados dentro de sua pesquisa)
-Bibliografia

2) trazer ficha-citação do texto de Cicourel intitulado Métodos e Técnicas In NOGUEIRA, Oracy. A Pesquisa Social. (v. na xerox)

3) Discussão sobre ética em pesquisa a partir da comparação dos textos de Martins (2005) e CARDOSO DE OLIVEIRA (In FLEISCHER e SCHUCHU)

ATENÇÃO: todo material pode ser enviado para meu email silvia.martins@ics.ufal.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

aula 2 (21/nov)

- discussão sobre a ementa da disciplina e conteúdo programático.
-explicações sobre diferentes etapas da pesquisa (projeto de pesquisa/orientação teórico-metodológica/métodos e técnicas enquanto instrumentos para coleta/registro de dados/etc.)
-passagem rápida no SILVERMAN, D. Beguinning Research. (1993)
-discussão do texto MARTINS, H. (1997) sobre pesquisa qualitativa

IMPORTANTE:
1. -trazer na próxima aula ficha-citação de texto de CARDOSO DE OLIVIERA, L. R.  A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas in v. no blog: FLEISCHER e SCHUCHU (2010) Ética e Regulamentação... (págs. 25 a 38).

2. -fazer uma relação do texto de Cardoso de Oliveira com o de MARTINS (1997) focalizando e comparando as perspectivas dos autores sobre ética em pesquisa!!!

3. trazer na próxima aula um modelo de projeto de pesquisa , citando a fonte (onde vc localizou esse modelo).

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

aula 1 (14/nov/2012)

Introdução à disciplina: ementa
Discussão sobre assuntos a serem explorados no programa da disciplina:
1. Construção do objeto: ´[oq? como? porque?] = elaboração do projeto de pesquisa
2. Dados de pesquisa/diferentes fontes
    2.1. dados primários: entrevistas, hist. de vida, análise de discurso, etnografia visual, história oral,   etc.
     2.2. dados secundários: fonte documentais, levantamento bibliográfico, arquivos, mídia (jornal, revista, TV, rádio, etc.)
3. Ogranizcão e tratamento e análise de dados: produção de relatório de pesquisa,
4. A produção acadêmica: construção e confecção do trabalho acadêmico, monográfico, dissertação, tese, artigo científico, filme etnográfico, etc.

ATENÇÃO: Para próxima aula (dia 21/nov/2012): leitura do texto de MARTINS, H. H. T. de (2004) Metodologia qualitativa de pesquisa.
Fazer uma ficha-citação contendo comentário crítico no final da ficha.



sábado, 10 de novembro de 2012






Orientacoes Basicas para Pesquisa

A Pesquisa Documental

A Pesquisa Bibliografica

Grupo Focal

A Entrevista na Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Qualitativa e Educacao
Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
Aula sobre Metodos e Tecnicas de Pesquisa